Sexta-feira, 24 de Junho de 2011

Torneios anuais 2011: mais uma enorme manifestação de xadrez do nosso clube.

O Jornal “Correio do Minho” de ontem chamou-lhe “Exibição de gabarito”!

 

VIII Torneio Jovem (Sub 20)

- Luís Silva (Didáxis) vence individualmente, seguido de Alexandre Belsley (CXE J. Meira)

- Nxvs Cosme – Didáxis vence colectivamente, seguida do CXE J. Meira.

 

III Torneio Sénior

- O russo Anatoli Khodorov (CXE J. Meira) foi o vencedor, seguido do galego Manuel Boullon (Distribunosa Xadrez Rianxo)

- Por equipas venceu o CXE J. Meira, seguida do Distribunosa Xadrez Rianxo

 

 


O Clube de Xadrez da Escola João de Meira proporcionou no passado dia 19 de Junho mais uma enorme e importante jornada de xadrez ao realizar os seus dois Torneios Abertos anuais de partidas semi-rápidas, este ano integrados na Celebração do Dia da Freguesia de Oliveira do Castelo e na programação da “Rota do Associativismo Jovem”da Delegação do IPJ de Braga, no âmbito do Ano Europeu da Juventude. 

 

A Escola foi visitada por mais de 350 pessoas, entre jogadores e seus acompanhantes, vindos dos mais diversos pontos do país e, inclusivamente, da Galiza, de onde viajaram para Guimarães cerca de 75 pessoas de cinco clubes diferentes, destacando-se a numerosa comitiva do Distribunosa Xadrez Rianxo e o Vice-presidente da Federação Galega de Xadrez, Sr. Juan Rey, de Ferrol, embora a título pessoal. Vieram igualmente pessoas de Ourense, Loureiro e Bueu. No total, participaram 177 jogadores, representando 23 clubes e vários individuais, alguns deles já habituais nos nossos torneios. No final, todos reconheceram e enalteceram o nosso trabalho e a nossa coragem em levar a cabo esta enorme iniciativa, prometendo voltar em próximas ocasiões, o que nos enche de orgulho e de vontade de continuarmos a trabalhar sempre cada vez mais pelo engrandecimento do nosso clube e do xadrez em Guimarães e em Portugal. 

 

A todos o nosso muito, muito OBRIGADO! Vós é que fazeis grande e digna esta nossa iniciativa! O nosso trabalho é feito a pensar em vós. Prometemos que para o ano cá estaremos de novo, quem sabe se com algumas novidades!

 

Os torneios transformaram-se, como já é tradicional e habitual na Escola João de Meira, num lauto e agradável convívio entre todos os presentes, quer durante os jogos quer durante o almoço e o lanche servidos na escola. O Clube pugna pela simpatia e pelo bem receber e os visitantes não deixam de retribuir de igual modo. As pessoas que nos visitam ficam-nos no coração. Acreditamos, tendo até em consideração os testemunhos que nos deixam, que nós também ficamos nos seus corações. Para nós, o xadrez é veículo de amizade e de intercâmbio de valores e de culturas. É assim que entendemos o lema da FIDE “Gens una sumus” (Somos uma família). È isso que procuramos em qualquer das nossa iniciativas.

 

O Director dos torneios foi o professor João Martinho, coadjuvado pelo professor Mário Sousa. O árbitro-chefe foi o árbitro internacional Vitorino Ferreira, coadjuvado pelos árbitros Avelino Ribeiro, António Monteiro, Paulo Pedroso e António Silva.

 

Na cerimónia de entrega dos prémios estiveram presentes, além dos responsáveis pela organização, o Presidente da Junta de Oliveira do Castelo, senhor Rui Porfírio, a Directora do Agrupamento de Escolas, professora Manuela Ferreira, a professora Alexandrina, também da Direcção da escola, e o Encarregado de Educação, senhor António Fernandes, representando os pais dos jogadores presentes.

 

 

VIII TORNEIO JOVEM

 

Disputaram-se 8 rondas de 20 minutos KO e participaram 141 jogadores dos 152 inscritos inicialmente. O brilhante vencedor individual absoluto, e também 1.º Sub-16, com 7,5 pontos, foi o Luís Silva, da Didáxis, que apenas perdeu 0,5 pontos com o jogador da casa, Alexandre Belsley, que assim se viu relegado para o 2.º lugar, com 7 pontos. Belsley fez uma excelente perfomance, 144 pontos acima do seu elo. Em 3.º lugar (também 1.º Sub-12 e 1.º feminino), ainda com 7 pontos, classificou-se a Campeã Nacional feminina Sub-12, Rita Jorge, da Academia de Xadrez António M. Diogo, de Peniche, que muito nos honrou com a sua visita. Quanto a outros jogadores da casa, o Nuno Martinho (9.º lugar) esteve aquém das suas capacidades, o que se compreende, por estar mais concentrado no exame de Português – 12.º ano que tinha no dia seguinte. A sua participação em tais condições foi um risco pessoal, embora calculado, mas não deixou de revelar o seu respeito pelo clube. O sub-12 Pedro Mendes (10.º lugar) também fez um bom torneio, com uma perfomance de 54 pontos acima do seu elo. O CXE J. Meira teve assim três atletas nos dez primeiros, embora apenas um nos oito atletas premiados.

 

Por último, de realçar a estreia da atleta mais jovem do clube e do torneio, a menina Maria Sousa, filha do prof. Mário Sousa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do nosso clube. A menina perdeu quaisquer medos, encheu-se de coragem, quis divertir-se e… já conseguiu fazer dois pontos! Esperamos que seja o primeiro de muitos e vitoriosos torneios.

 

Classificação dos primeiros dez atletas:

Lugar

Nome

ELO

Clube

Pts

1.º

Silva Luís Miguel

1628

NXVSC-Didáxis

2.º

Belsley Alexandre

1615

CXE João de Meira

7

3.º

Jorge Rita Maria

1675

AX António M. Diogo

7

4.º

Dias Ivo Rodrigues

1597

NXVSC-Didáxis

7

5.º

Oliveira Maria Inês

1616

NXVSC-Didáxis

6.º

Fernandez Angel

1150

Casa Xuv.Ourense

7.º

Vaz Vitor Diogo

1465

O Bila - Cx Vila Real

8.º

Andrade Nuno Filipe

1608

Gd Dias Ferreira

6

9.º

Martinho Nuno

1772

CXE João de Meira

6

10.º

Mendes Pedro

1358

CXE João de Meira

6

 

Na Classificação Feminina Absoluta, a 1.ª e 2.ª classificadas foram, respectivamente, Jorge Rita (AX A. Mamede Diogo) e Inês Oliveira (Didáxis), mas por causa das regras da não acumulação e da precedência de prémios, o primeiro prémio foi atribuído à 3.ª classificada, a sub 14 Diana Nogueira, do Moto Clube do Porto, com 6 pontos, seguindo-se o 2.º prémio para Rita Santos, do Clube dos Galitos, e o 3.º para Mariana Silva, do CXE J. Meira, ambas com 5,5 pontos.

 

O CXE J. Meira conseguiu inserir 3 atletas nas primeiras dez, sendo que duas conseguiram prémio. A nossa sub 14 Mariana Silva fez um bom torneio, alcançando 5,5 pontos e uma perfomance positiva de 44 pontos acima do seu elo. Por sua vez, a também sub 14 Joana Mota já nos habituou a melhor: embora tenha feito mais que metade dos pontos em disputa, fez uma perfomance 34 pontos abaixo do seu ELO. A Joana precisa de competir mais, para regressar ao nível a que nos habituou num passado ainda recente. Já a sub 10 Ana Inês Silva, embora se tenha quedado pelo 56.º lugar da Geral e 10.º Feminino, fez uma excelente perfomance de 135 pontos acima do seu Elo.

 

Classificação das dez primeiras raparigas:

Lugar

Nome

Elo

Clube

Pts

Prémio

1.º

Jorge Rita

1675

AX António M. Diogo

7

3.º geral

2.º

Oliveira Maria Inês

1616

NXVSC- Didáxis

5.º geral

3.º

Nogueira Diana

1358

Moto Clube Do Porto

6

1.º fem.

4.º

Santos Rita

1413

Clube Dos Galitos

2.º fem.

5.º

Silva Mariana

1309

CXE João de Meira

3.º fem.

6.º

Oliveira Maria Alice

1400

NXVSC- Didáxis

5

1.º sub8

7.º

Oliveira Maria Elisa

1210

NXVSC- Didáxis

5

2.º sub8

8.º

Mota Joana

1253

CXE João de Meira

4.º fem.

9.º

Rey Sara Sampaño

1150

Xadrez Rianxo

5.º fem.

10.º

Silva Ana Inês

1135

CXE João de Meira

4

 

 

Classificações dos Escalões Etários e Anos de Escolaridade do Agrupamento

 

Os prémios de primeiro lugar foram atribuídos aos seguintes jogadores:

 

Sub08 – Maria Alice Oliveira (24.º absoluto), do NXVS Cosme – Didáxis (5 pontos)

Sub10 – Luís Rodrigues (15.º absoluto), do GDR Urgezes (6 pts)

Sub12 - Pedro Mendes (10.º absoluto), do CXE J. Meira (6 pts)

Sub14 – Bruno Ribeiro (16.º absoluto), do GDR Urgezes (6 pts)

Sub16 – Francisco Mota (14.º absoluto), do CXE J. Meira (6 pts)

Sub 18/20 – Nuno Martinho (9.º absoluto), do CXE J. Meira (6 pts)

 

1.º ano de escolaridade – Pedro Miguel Silva (2 pts)

2.º ano de escolaridade – José Santos (4,5 pts)

4.º ano de escolaridade – Hugo Sousa (5 pts)

5.º ano de escolaridade – Francisco Brandão (5 pts)

6.º ano de escolaridade – Luís Ribeiro (4 pts)

8.º ano de escolaridade – António Fernandes (5 pts)

 

Prémio de Jogador mais Jovem

Maria Sousa – 5 anos, do CXE J. Meira (2 pts)

 

Os atletas do clube

Relativamente à participação dos atletas do clube, julgamos que foi uma participação muito positiva por parte da generalidade dos nossos atletas.

Participámos com 49 jogadores e, se os números contam realmente para alguma coisa, então, aqui vai: tivemos 3 atletas nos dez primeiros classificados, 5 nos primeiros vinte, 8 nos primeiros trinta, 13 nos primeiros cinquenta, 20 na primeira metade da tabela e 22 jogadores fizeram metade ou mais dos pontos em disputa. Quasetodos fizeram uma perfomance acima do valor dos próprios elos.

É impossível nomear todos (perdoem-nos), mas, além dos já referidos em cima, gostaríamos de mencionar os resultados e as perfomances de todos os atletas que fizeram metade ou mais dos pontos em disputa. No extenso grupo dos cinco pontos: o sub-16 Francisco Mota (muito bom 14.º lugar e mais 36 pontos acima do seu Elo); a sub-14 Mariana Silva (20.º e + 44 pontos); o sub12 Rui Baptista (excelente 21.º e os extraordinários +332 pontos acima do seu Elo – Parabéns, Rui!); os sub-14 Jorge Silva (28.º, +235 – excelente!) e António Ribeiro (30.º, +173 – muito bom!); o sub 12 Francisco Brandão, que surpreendeu positivamente face a resultados anteriores menos bons (41.º, +161); o sub-14 António Fernandes (43.º, +98); o primeiro dos nossos sub-10, Hugo Sousa (47.º, +102, muito bom), mas que não conseguiu superar a forte armada do Galitos nos primeiros lugares dos sub-10; o sub-16 Diogo Pinto (48.º, apesar de –64: podia ter feito melhor); no grupo dos 4,5 pontos, tivemos duas excelentes participações dos sub 08 Tomás Monteiro e Gonçalo Gouveia, quer nos lugares obtidos na geral, respectivamente, 50.º e 51.º, quer no próprio escalão (3.º e 4.º) ou ainda na perfomance (+93 e +135, respectivamente);e a sub-14 Joana Mota (52.º, - 34); no grupo dos 4 pontos ficou um grupo de 7 atletas do CXE J. Meira: a sub-10 Ana Inês Silva,  (56.º, um excelente +135); o sub-08 José Santos (57.º, +72), de quem se esperaria muito mais, a sub-10 Ana B. Ribeiro (6.º, +81), os sub-12 Gonçalo Brandão (62.º, +27) e Luís Ribeiro (63.º, + 77); a sub 14 Ana Catarina Santos, que é uma quase estreante, pois só joga este torneio durante o ano e, apesar de – 58, conseguiu 4 pontos e o 80.º lugar; o sub-10 Duarte Montenegro, que também consideramos ter feito uma boa prova (81.º e +114).

De entre os mais novinhos, não podemos deixar de mencionar três meninos Sub-08 que se portaram muito bem, porque fizeram 3,5 pontos, todos os três, nomeadamente, o David Almeida (87.º, –3), mas, sobretudo, o José Pedro Silva (89.º) e o Mário Cunha (91.º) pela excelente perfomance que fizeram (+90 e +72, respectivamente).

Todos os outros meninos e meninas foram uns heróis, pela coragem e vontade de participar, por terem aguentado todo o dia a jogar xadrez, com a mesma alegria do início até ao fim, o que já consideramos uma importante vitória. Todos conseguiram pontuar e esperamos que todos continuem com vontade de participar e de aprender. Acreditamos que muitos desses meninos ainda vão dar muitas alegrias aos pais e ao clube.

Esperamos que o contacto com jogadores de outras terras, de outros estilos de jogo e de outras valias tenha enriquecido os nossos jogadores e os tenha convencido que apostar no xadrez vale a pena. PARABÉNS A TODOS!

 

 

Classificação por Equipas

Colectivamente, venceu a equipa do NXVS Cosme – Didáxis, que ao fazer 26 pontos, ficou com mais um ponto que o nosso CXE J. Meira, classificado em 2.º lugar, e mais cinco pontos que, o Clube dos Galitos, de Aveiro, que obteve o 3.º lugar colectivo.

Classificação Colectiva completa

Class.

Clube

Pts

Buch.

1

Nxv S. Cosme - Didáxis

26

1233

2

Cxe E.B. 2,3 João de Meira

25

1205½

3

Clube dos Galitos

21

1137½

4

Distribunosa Xadrez Rianxo

19½

1046

5

Ave Pedras Salgadas

19½

1029½

6

Gd dos Cem Paus

17

856

7

Gdr Amigos Urgeses

17

841½

8

Moto Clube do Porto

16

810

9

Ccc Barcelos

15

784

10

Ebi Pedome

14½

952

11

O Amanhã da Criança

12½

737½

12

Cx Afonsino

10½

785

13

Gd Dias Ferreira

10½

577½

14

Casa Xuventude Ourense

10½

574

15

AX António Mamede Diogo

7

309

16

O Bila - Cx Vila Real

298½

17

Colégio do Ave

6

477½

18

Alfacoop

5

296½

19

Xadrez Loureiro

5

273½

20

Grupo Bazan

5

267


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


publicado por xadrezjmeira às 18:01
link do post | comentar | favorito
|

.Apoios

Agradecemos à padaria das Trinas o apoio dado aos nossos atletas

.pesquisar

 

.posts recentes

. INFORMAÇÃO - CANCELAMENTO...

. TORNEIOS ANUAIS 2013

. BOAS FESTAS!

. VI TORNEIO INTERNACIONAL ...

. Campeonatos Europeus de J...

. Campeonatos Europeus de J...

. Campeonatos Europeus de J...

. Campeonatos Europeus de J...

. Campeonatos Europeus de J...

. Campeonatos Europeus de J...

.Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.arquivos

. Junho 2013

. Dezembro 2012

. Agosto 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Dezembro 2011

. Setembro 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2008

. Março 2008

. Outubro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.links

.Tags

. todas as tags

.Crescer com Xadrez

.Crescer com Táctica

Mais exercícios de xadrez, aqui...

.Brincar com Xadrez

Play online chess

.Contador

visitors on myspace

.subscrever feeds